#2 | Você oferece algum mimo aos seus hóspedes?
Ser anfitrião ou anfitriã é cuidar da experiência de hospitalidade com mimos e oferecer um serviço profissional e afetuoso. Mimar também é sobre dar atenção.
Hospitalidade que Move é um manifesto de pesquisa independente centrado nos movimentos e estratégias mais humanos da hospitalidade. É o nosso ponto de encontro para imaginar novas formas de trabalhar e viver através de conteúdos, ferramentas + cursos e muita criatividade 🎨.
[ Lembrando que tudo que estiver em azul, é clicável ].
na edição anterior
📬 Última news: Por que os processos são importantes?
🎧 Você poder me acompanhar escutando minha playlist Lobby.
Não é de hoje que eu venho acompanhado hotéis e empresas quando o assunto é mimar o cliente. Muitos acreditam que esta estratégia de marca se solidificou nos últimos anos, mas os rituais de recepção e acolhimento têm origens ancestrais.
A tradição de receber hóspedes existe há séculos e está profundamente enraizada em diversas culturas. As raízes do bem receber remontam aos tempos antigos, onde a hospitalidade era vista como um dever sagrado e uma virtude.
Na Grécia antiga, por exemplo, o conceito de xenia, ou amizade convidada, era muito valorizado. De acordo com esse costume, esperava-se que os anfitriões fornecessem comida, abrigo e proteção aos hóspedes, que por sua vez deveriam demonstrar respeito e gratidão aos seus anfitriões.
Da mesma forma, na cultura árabe antiga, prevalecia o conceito de 'diwan', onde os visitantes eram recebidos nas casas dos seus anfitriões e recebiam comida, abrigo e protecção.
No geral, a tradição de receber vem evoluindo ao longo do tempo, mas seus princípios permaneceram os mesmos: mostrar bondade, acolhimento e generosidade para com os outros.
Hoje estamos mais acostumados, ou melhor já esperamos encontrar algum tipo de mimo quando viajamos e chegamos a um hotel ou até em um Airbnb. Criamos expectativas e queremos ser surpreendidos.
Pesquisando sobre o tema separei algumas ideias interesantes, releituras que vão além do chocolate e o bilhetinho escrito à mão, que aliás já está muito comum. Por isso gosto de enfatizar que se você quer ser original, e personalizar com criatividade aí vão algumas dicas para fazer diferente.
Descubra o motivo da viagem do seu hóspede/cliente;
Tenha elementos na composição destes mimo que não seja somente algo para comer;
Crie um mini guia digital com experiências locais do bairro. Além de ser algo diferente, você impulsiona outros negócios da sua comunidade;
Tenha sempre um elemento que expressam os valores da sua marca;
Incorpore elementos culturais do destino;
Se o hóspede estará com você por um período longo, proporcione outros mimos que podem encantar. Pode ser no restaurante, no spa ou na área de lazer. Surpreenda.
Pouso da Maré
MIMAR também significa: Tratar com carinho excessivo, geralmente satisfazendo todos os caprichos e vontades.
🛏️ somos seres humanos, somos sensíveis a qualquer demonstração de cuidado e afeto. A hospitalidade invisível mostra isso. Quem não gosta de chegar em um lugar que foi cuidadosamente preparado pra você?
Pensando assim, resolvi resgatar este vídeo de um anfitrião do Airbnb que gosto bastante. Observe como de uma maneira simples, ele se prepara para abrir as portas da sua casa a estranhos.
Nalin | Airbnb Host Stories
AMENIDADES.
Quando falamos de amenities ou amenidades é aqui que muitos hotéis surpreendem. É o momento onde o time coloca a criatividade, a imaginação e a inovação em ação.
As boas-vindas normalmente são entregues no primeiro dia ou noite no hotel. Em alguns hotéis essa estratégia é levada a sério sendo atrelada a um programa de fidelidade, ou quando os clientes se hospedam de maneira frequente.
Explicando um pouco melhor sobre encantos e mimos, independente do tamanho e estilo do meio de hospedagem, humanizar este momento ajuda a criar uma experiência positiva. E não precisa ser nada de outro mundo e luxuoso, até porque isso impacta diretamente no custo operacional. É sobre fazer o básico bem feito, como por exemplo uma oferecer uma bebida. O que vale aqui é a intenção.
As bebidas de boas-vindas são um gesto de hospitalidade e uma recepção calorosa aos hóspedes. Eles dão o tom da estadia, fazendo com que eles se sintam apreciados e valorizados assim que chegam.
1. transmitir sensações: depois de uma viagem cansativa, os hóspedes podem sentir sede. As bebidas refrescantes transmitem aquela sensação de “matar a sede “ e revitalizam a alma;
2. valores culturais: em alguns hotéis, as bebidas de boas-vindas podem ser preparadas para refletir a cultura ou tradições locais. Isso pode dar aos hóspedes uma ideia do destino e criar uma sensação de pertencimento;
3. personalização: deixe o hóspede comandar a experiência. Por exemplo, ofereça uma seleção de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas e deixe que ele/ela escolha o que deseja naquele momento. Nem sempre um taça de espumante ou vinho é o que ele precisa;
4. apelo estético e visual da marca: bebidas diferentes esteticamente muitas vezes complementa a mensagem da marca combinando com o design e o ambiente geral do hotel;
sugestões de ideias & formatos




CONCLUSÃO: apesar das ideias e estratégias, a melhor forma de mimar o seu hóspede é ter uma equipe que tenha vontade de entender e atender pessoas, com sorriso no rosto e um serviço atencioso.
AGENDA
Setembro está chegando e com ele acontece o maior evento de hospitalidade e soluções para o mercado de hotelaria e restauração: A EQUIPOTEL.
📍Expo Center Norte;
🗓️17 a 20 de setembro
👊 Este é o único evento que agrega soluções inovadoras para todo o mercado de #hospitalidade, sendo referência nacional na geração de negócios.
+ de 420 marcas expositoras confirmadas
+ de 4.000 mil produtos em exposição
Vai ter muito conteúdo. Então é melhor se planejar. Este ano o a feira traz diversas arenas de conhecimento, espaços exclusivos para escutar palestras, assistir painéis e atualizar a forma como você pensa e faz a hospitalidade acontecer.
Organize a sua agenda para não perder aquele tópico ou assunto que mais te interessa. Para facilitar estes espaços estão divididos em dois pilares:
✍ O credenciamento já está aberto, clica aqui para participar: https://lnkd.in/d8biCPcN.
🧐 importante: nos dias do evento não haverá credenciamento na entrada da feira. Então é melhor se antecipar e deixar tudo prontinho.
Quer aprender mais? Só no Bookzine :)
obrigada por ficar comigo até o final :)
🧑🏽 curadoria e textos são feitas por mim, Aline Silva. hospitality insider, curadora de conteúdo e estrategista de hospitalidade.
Siga meu perfil no Instagram [link]
Hospitalidade Que Move Newsletter é uma publicação apoiada pelos leitores. Para receber novos posts e apoiar o meu trabalho, considere tornar-se num subscritor gratuito ou com subscrição paga.